Terapia de casal

Qual a finalidade e como funciona

ana carolina xavier (montagem de fotos).zip 4

A terapia de casal não tem apenas o objetivo de unir o casal ou resolver uma questão de infidelidade. Esse trabalho também pode ser realizado em outras ocasiões.

Qual o momento certo para fazer uma terapia de casal?

A terapia pode ser:

  • Preventiva
  • Pontual diante de um desconforto
  • Emergente
  • Diante de uma nova união
  • Divórcio

A preventiva chamamos de Terapia para Noivos ou Recém Casados. Casamento é muito mais do que uma nova certidão. Essa fase requer que algumas pontes sejam consertadas, outras queimadas…

Para um casal conseguir se torna emocionalmente um do outro, é preciso administrar de forma individual como esse filho/filha está se despedindo da sua família: se embaixo da benção dos pais ou se há magoas ou culpas a serem liquidadas. Esse passo é fundamental pois pendências emocionais com a própria família podem – e vão – levar um peso e expectativas inalcançáveis para a nova união.

Também é uma oportunidade para descobrir quais foram seus motivos internos para se casar, o que te fez escolher esse futuro cônjuge e afirmar os votos para o sim ou até mesmo para o não.

Por fim, a terapia de noivos ou recém casados tem um momento especial: estabelecer os combinados a partir da leitura de vida de cada um, baseado nos seus valores, a respeito de quantos filhos desejam ter, o que pensam sobre sexo, quais os limites serão estabelecidos entre os familiares, quem ficará responsável financeiramente, entre outros. Lembra daquela frase “O combinado não sai caro”? Se aplica muito bem aqui.

Se estão casados e perceberam que cada dia que passa se acumula reclamações um do outro, está começando perder a admiração, a vontade de se relacionar e na tentativa de verbalizar algo acaba em briga ou distanciamento, estes são sinais que está na hora que se reconectar um com o outro. A Terapia para a Reconexão tem como objetivo descobrir qual foi o ponto chave que fez com que o casamento começasse a “desandar”, e então reparar as mágoas e administrar as diferenças.

O mais comum, mas que não precisa ser regra, é a procura da terapia de casal quando há uma infidelidade e/ou traição. É um momento sensível em que ambos estão machucados e por vezes um dos cônjuges não sabe se quer continuar com o casamento. Vamos investigar qual o vazio que deu espaço para uma terceira pessoa, conversar sobre o ocorrido, limpar o campo das mágoas, e se for viável, estabelecer um recomeço. Caso contrário, trabalhar juntos em uma despedida livre de ressentimentos.

O recasamento é a nova oportunidade de cada um deu a si e para o outro em favor do estabelecimento de uma novo casamento. Porém, se não for esclarecido seus próprios motivos internos que contribuíram para que o casamento anterior não vingasse, pode acabar por repetir os mesmos padrões equivocados sem saber. A Terapia para Recasados auxilia a fazer as pazes com a história anterior e uma reestruturação da nova família.

Sim, é possível fazer terapia de casal com a finalidade do divórcio. É uma forma de preparar emocionalmente os ex-cônjuges para não levarem mágoas e medos para os próximos relacionamentos, além de concluírem essa fase de forma respeitosa com eles mesmos, com os filhos e com a história que constituíram.

O que tem em comum todas essas modalidades?

  • É possível conhecer os motivos conscientes e inconscientes que te levaram a escolher seu cônjuge/noivo/ex-cônjuge
  • Trabalhar o esvaziamento das mágoas
  • Alinhar expectativas sobre o relacionamento
  • Trazer a tona questões com as famílias de cada um e, se necessário, revê-las.

Como funciona?

Mediante a experiência de estudos e práticas dessa escritora, baseado na Teoria Sistêmica Familiar, as sessões acontecem em casal e de forma quinzenal, presencial ou online.

O motivo de ser quinzenal é pelo fato de que os clientes precisam ter o próprio tempo para reflexão do que foi vivido em sessão, além de praticar tarefas terapêuticas que são solicitadas como uma complementariedade, ou do que foi trabalhado na consulta ou preparo para a próxima.

Profissional especializado

Terapia de casal requer um manejo muito específico, cuidadoso e assertivo. Um terapeuta sistêmico, com experiência no atendimento de casais, tendo um olhar treinado para o funcionamento do sistema familiar, pode ser a melhor escolha.

Rolar para cima