Expectativa sobre seu nascimento
O que seus pais desejavam para você tem um impacto significativo em seu modo de viver.

Não Somos Uma Folha em Branco
A realidade é que já chegamos a este mundo inseridos em uma família que possui sua própria estrutura e um guia sobre como viver, repleto de costumes, crenças e culturas.
Um Exemplo Comum
Você já percebeu os parentes comentando coisas como: “Fulana tem que nascer com o cabelo do pai”, “E o nariz? Precisa puxar da família da mãe”, ou “Isso aí você não puxou da minha família, não!”?
Assim como as expectativas se manifestam nas características físicas, elas também se refletem nas questões emocionais.
O que é a Expectativa?
A expectativa do nascimento são os desejos e a transmissão geracional projetadas sobre uma criança antes mesmo dela nascer.
Não se trata apenas da preparação material para receber o bebê, mas do lugar emocional e simbólico que ele vai ocupar dentro do sistema familiar.
Geralmente, crescemos sem ter a consciência das expectativas familiares sobre nós e por isso também não sabemos o quanto isso pode impactar na nossa vida.
quem pode te contar sobre isso?
As melhores pessoas para compartilhar isso com você são seus pais. Afinal, muito da dinâmica do relacionamento deles influenciará as expectativas que tinham em relação ao seu nascimento.
Outros Fatores que Influenciam
Alguns outros aspectos que podem impactar essa história incluem:
- A situação financeira da família na época
- A ocorrência de falecimentos de pessoas importantes nas proximidades do seu nascimento
- A sua posição como filho (primeiro, segundo, terceiro)
- A cultura regional onde você cresceu
Na teoria sistêmica, acredita-se que as expectativas criam uma missão de vida para o indivíduo, com diferentes tipos de expectativas e missões que podem ser possíveis e leves ou impossíveis e pesadas.
Exemplos Ilustrativos
- Criança desejada em um casamento em crise:
Um bebê que nasce do desejo da mãe, em meio a um casamento prestes a acabar em divórcio, pode ser visto como uma tentativa de reafirmar o compromisso do casal. Nesse contexto, a criança pode carregar a expectativa de unir os pais, uma missão difícil e pesada, uma vez que não deve ser responsável pela sustentação de uma relação entre adultos. - Irmãozinho desejado:
Em uma família onde um filho pede um irmão, o bebê que chega pode nascer com a expectativa de ser o parceiro do filho mais velho. - Nascimentos após abortos:
Bebês que vêm ao mundo após abortos podem carregar a missão de curar uma dor, frequentemente sendo superprotegidos devido ao medo de perdê-los, como ocorreu com os anteriores
Qual é a importância de descobrir sua missão familiar?
Compreender essa missão pode esclarecer muitos comportamentos, tanto seus quanto dos membros da sua família.
É fundamental saber se essa missão te impulsionou a viver plenamente ou se ainda te mantém preso a deveres emocionais em relação aos seus pais e outros, que podem estar te impedindo de avançar em novos projetos de vida.
Vou compartilhar as missões familiares de duas pacientes minhas.
Uma delas nasceu após um aborto espontâneo da mãe, que culpava o marido pelo ocorrido. A missão dessa cliente era dar vida à mãe e redimir a culpa do pai. Como isso impactou sua vida? Mesmo adulta e com sua própria família, ela ainda sentia que não podia viver sem a mãe, tomando decisões apenas com a autorização dela. Se não seguisse essas diretrizes, enfrentava um sofrimento psicológico que a paralisava.
A outra paciente descobriu que seu nascimento foi o único entre muitos filhos que fez o pai voltar para casa, sendo o nascimento mais celebrado. No entanto, isso não impediu que seu pai os deixasse novamente, fazendo com que ela se sentisse responsável pela família que ficou, tanto financeiramente quanto emocionalmente.
Ambas as missões acabaram por paralisar suas vidas, impedindo-as de viver de maneira leve e autêntica.
Somente ao descobrirmos a missão familiar podemos nos reposicionar e decidir como queremos enfrentar a vida daqui para frente.
Como descobrir?
Esse passo pode levar até três consultas para concluir o processo da descoberta da missão familiar.
A primeira consulta analisamos como está no presente momento, além que compreender sua perspectiva sobre a família naquele momento.
O paciente recebe um questionário investigativo para obter informações com um familiar, ou alguém mais próximo da historia da família.
Na prática, após obter as informações, realiza-se uma consulta detalhada para integrar os dados e revelar a missão familiar.